A Ciência da Topografia

Surgida simultaneamente à Cartografia, a Topografia (do grego, topos=lugar, região e graphen=descrição), é a ciência que estuda a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas e acidentes geográficos para fornecer dados obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para a execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Ambas, cartografia e topografia foram instintivamente criadas por causa da necessidade do homem de demarcar caminhos, locais de caça e, mais tarde, propriedades.

O principal objetivo da topografia é representar graficamente, através de uma planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área: o relevo, curvas de nível, metragem, cálculo de área, pontos cotados, acidentes geográficos e etc. E para que essa planta topográfica forneça um trabalho de acordo com normas técnicas, à mesma deve ser elaborada através do uso de equipamentos apropriados e métodos de medição e métodos de medição e representação gráfica levando-se em conta os parâmetros e a legislação.

Apesar dos avanços tecnológicos hoje permitirem um trabalho exato e mais rápido através de instrumentos como GPS e a Estação Total, as antigas civilizações tinham seus instrumentos, feitos de forma rudimentar, para realizar trabalhos topográficos. Retrocedendo ao ano 3.000 a.C., constatamos que babilônicos e egípcios utilizavam a corda para a medida de distâncias. Dentre as invenções mais importantes temos a groma, o esquadro, o astrolábio e o teodolito. Mas certamente, o principal feito no sentido de evolução para a topografia, foi em 1873,quando Listing propôs a denominação de Geóide para a forma da terra (circunferência da terra que é determinada pelo nível médio dos oceanos em calmaria e se estende por sob os continentes formando um círculo) e Molodensky, em 1945, demonstrou que a superfície física da terra podia ser determinada a partir das medidas geodésicas (do geóide).

Assim, os topógrafos passaram a formar as redes geodésicas, sistemas de determinação das características físicas da superfície terrestre baseadas na altitude, com relação ao geóide, e longitude.